sexta-feira, 19 de julho de 2013

O que é Black Bloc ?

O "Black Bloc" é tática anarquista e prega a desobediência civil. Grupos que seguem essa estratégia usam roupas pretas e máscaras com o objetivo de dificultar qualquer tipo de identificação pelas autoridades, com a finalidade de aparecer uma única massa imensa, criando uma clara presença revolucionária. Se reúnem com o objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e anti-capitalistas que utilizam a Propaganda pelo ação para questionar o sistema vigente. Nos protestes ocorridos nas últimas semanas em diversos locais do Brasil, a presença de um grupo vem chamando bastante atenção, esses têm condutas e ideologias semelhantes aos  grupos que  se diziam Black Bloc's que participaram de manifestações importantes no Egito, lá eles se posicionaram contra o presidente islamita Mohamed Morsi e acabaram acusados pelo governo de "realizar ações terroristas". 
No Brasil esses manifestantes estão se agrupando pelas redes sociais, na página "Black Bloc RJ" já existem quase 12,2 mil seguidores e tem fotos publicadas diariamente incentivando a desordem civil somente a instituições que comentem danos a população o que dizem não ser vandalismo, porque seria uma luta contra empresas que ferem a sociedade, como Bancos e representações de governo, já que é um grupo Anarquistas.



Esse grupo se diferenciam de outros grupos anti-capitalistas por utilizarem a violência, depredando propriedades para trazer atenção para sua posição contra as corporações multinacionais e Textos que elogiam atos de violência, como os que têm ocorrido no Egito, também foram publicados.O manual que dá dicas de como proceder nos protestos abre com uma descrição do que é a desobediência civil, que pode ser feita com ou sem violência, e explica que atos violentos podem ser interpretados de maneira diferente para diversas pessoas. O texto, entretanto, lembra que "o que eles fazem conosco todos os dias é uma violência, a desobediência violenta é uma reação a isso e, portanto, não é gratuita, como eles tentam fazer parecer"
aos apoios e às vantagens recebidas dos governos por essas grandes empresas. 

Por se tratar de uma estratégia, o grupo não é unificado – em um mesmo protesto, é possível haver várias aglomerações de Black Blocs, seguindo os mesmos preceitos, mas com táticas diferentes.

                                                                                 Mosa\'ab Elshamy/Al Jazeera


Um comentário:

  1. Vale lembrar o que o Sérgio 'Ditador' Cabral disse hoje.
    Ele disse que 'existem grupos internacionais que se unem para fazer bagunça'. Isso não é verdade.
    O Black Bloc não é um grupo, é uma ideologia, uma estratégia.

    Não há nenhuma conexão entre um Black Bloc e outro. É simplesmente uma tática. Alguns Black Blocs são mais radicais, outros são menos.

    Assim como o Anonymous não é um grupo mascarado e sim uma ideia compartilhada por milhões de pessoas, sem conexões entre si e com alguns pontos diferentes.

    Existem diferentes Black Blocs dentro de uma mesma manifestação.


    Minha opinião sobre 'Black Bloc'.

    Existem muitas pessoas que atacam o vandalismo..
    Mas... é muito difícil você mudar todo um sistema sem dar medo.
    Os governantes não se dão ao respeito de pedir paz.
    Ou você realmente acha que mudaria alguma coisa se nós fizéssemos uma reunião ou uma petição?
    ' Ah, mas quem paga tudo isso somos nós '
    Assim como nós pagamos o avião da FAB, os bilhões desviados nas CPI's, o jatinho do filho do Lula, os estádios.. Os 150mil por mês pra cada Senador.. E simplesmente não temos retorno.

    A mídia trata esses atos isolados de vandalismo, como sendo uma violência gratuita. Mas não o é. Cada pedra jogada na Rede Globo, cada pedra jogada na Prefeitura, é a reação do povo no meio de toda a a ação dos governantes.

    Se formos criticar algo ou alguém. Que seja o estado ou a polícia.
    Pois, quem governa o estado deveria estar apto pra isso. Quem governa a polícia deveria estar apto pra isso. E todos sabem que eles não estão. E merecem críticas quando mandam uma Blazer adulterada, toda pintada de preto, em nome da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com homens mascarados dentro, atirarem com arma letal pra cima. Policiais que prendem pessoas por estarem gravando a manifestação. Policiais não identificados. Policiais que atiram bombas e balas de borracha em pessoas totalmente inofensivas que estão cantando o Hino Nacional sentados. Mas não. A grande mídia prefere olhar pras 400 pessoas que quebraram os bancos e tacaram merda de porco na frente da Rede Globo.

    Ninguém se pergunta o porque da assessoria do Sérgio Cabral dizer para a Mídia NINJA que pra entrar na Coletiva do Cabral só era necessário a credencial de jornalista. E logo depois, negar a entrada da Mídia NINJA que tem a credencial de jornalista, dizendo que só entrará 'a grande imprensa'. A grande imprensa seria a que não mostra os erros do Cabral ao vivo por Twitcasting? A que não faz perguntas que ataquem o seu governo? A que manipula?

    Mas não.. O povo brasileiro só fala do vandalismo do próprio povo.
    Nós temos motivos pra vandalizar.. Olhe a saúde, a educação, a impunidade... Tudo isso deixa a população puta! E cada um vai tirar essa raiva de dentro de si de uma forma. A minoria tira essa raiva depredando lugares simbólicos desse sistema falido!
    Agora me diz.. qual o motivo da Polícia prender uma pessoa com uma camera? Qual o motivo da Polícia censurar a Mídia NINJA?


    Tanta gente precisando de água no Nordeste e esses vermes gastando milhões de litros pra atacar inocente.

    Governo ignorante de uma figa!


    - Sou a favor dos Black Bloc!
    Pra mudar é preciso meter medo.

    ResponderExcluir