sábado, 20 de julho de 2013

Caso Snowden: Tensão entre EUA e Mercosul


1941, II Guerra Mundial. Com o crescente aumento da potência americana, Brasil e Argentina veem-se na necessidade de se fortalecerem na visão mundial. Tendo assim, a ideia da criação de uma União Aduaneira entre os dois países, que não foi concretizada naquele momento, devido as diferenças diplomáticas e o maior foco na Guerra. Mas estava ali criado um embrião para o futuro. Após alguns anos, os dois países voltam a por a integração econômica em pauta. Finalmente em 1985 o acordo é criado e denominado de Cone Sul. Após 5 anos, o interesse se expande pelo continente. Governos paraguaios e uruguaios demonstram forte interesse no processo de integração. Assinando assim, em 1991, o Mercado Comum do Sul, Mercosul. No bloco, além dos 4 países que assinaram, existe também Venezuela como país membro (vale lembrar que o Paraguai foi suspenso de 24/06 do ano passado até agosto deste ano, devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo) e mais 5 países associados.

Em 2012, uma crise em relação a TEC (Tarifa Externa Comum) e protesto anti protecionistas afetou o bloco, mas, nada comparado a atual crise que se anuncia. Mês passado, o jornal britânico The Guardian relevou, por meio de um informante Edward Snowden,  o qual era ex-técnico da CIA, que o governo americano espiona telefonemas e atividades online de cidadãos americanos. A Casa Branca se pronunciou dizendo que as espionagens eram somente cidadãos estrangeiros, mas ele garante que o problema é maior. Após algumas semanas, foram reveladas também, espionagens no Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia e países da Europa.

Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que denunciou monitoramento de informações
As notícias mais recentes do caso apontam que o Brasil está entre os países monitorados pelo governo dos EUA.
O jornal "O Globo"divulgou dados coletados por Snowden mostram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito no país foram monitorados E também, uma estação de espionagem da NSA funcionou em Brasília pelo menos até 2002. . O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota e a Presidente Dilma disseram que o governo solicitará esclarecimento a Washington e ao embaixador norte-americano no Brasil. A posição do governo norte-americano foi que " não discutirá essas questões publicamente, mas intramuros diretamente com a estrutura diplomática do país. O interesse dos EUA não seria apenas em assunto militares, mas também em relação ao petróleo e à produção de energia.

Se não bastasse isso, outro impasse ocorreu, desta vez com o Evo Morales, que teve que pousar em Viena após ter sua passagem no espaço aéreo da Espanha e outros países europeus impedida por uma suspeita de que Snowden estaria na aeronave. Mas, Snowden não foi encontrado, causando revolta do presidente boliviano.

Este caso surge como uma possível crise entre os países do Mercosul e os EUA. Mas, o presidente Obama tem consciência que não poderá entrar em uma queda de braço com, Brasil e Venezuela por exemplo, já que as relações comerciais são muito fortes. Ainda mais com a recente crise na moeda chinesa, a yuan.

No início deste mês, os países membros do bloco se reuniram em uma reunião para discutir a volta do Paraguai ao bloco, e também, sobre o caso Snowden. O discurso "conjunto" dos países foram que o bloco tomará medidas contra a espionagem e que esperam explicações americanas.

Mas, é fato que há um descontentamento. E que, essa história não irá parar por aqui.

2 comentários:

  1. Esse cara é um herói.
    Largou mão de ganhar 200 mil dólares por ano e de uma linda esposa pra perder sua liberdade.

    Nunca confiei nos EUA.. Não. Não é por birra.
    E sim por todas as guerras que o governo de lá financiou, as invasões em países com grande poder petrolífero. O 11 de Setembro que é uma farsa medonha. A morte de John Kennedy depois do mesmo divulgar que existe sociedade secretas, conspirações monolíticas e impiedosas que prezam pelo poder de influenciar e de intimidar, que combina militares, diplomacia, inteligência, economia, ciência e operações políticas. Dizendo que tudo é feito em segredo.. Suas despesas não são questionadas e nenhum segredo é revelado. E pediu ajuda ao povo americano para garantir a liberdade e a independência do povo..


    Kennedy foi assassinado.

    ResponderExcluir
  2. Snowden deve ser defendido por todas as pessoas que lutam pela democracia.

    ResponderExcluir